quarta-feira, 29 de maio de 2013


Com a mão no cacau

Maçã? Banana? Coisa pra menininho de prédio. O negócio aqui é graviola, cupuaçu, cacau e outras que nunca tinha ouvido falar. Frutas que eu só conhecia de nome, e não acredito que sobrevivi tantos anos sem provar.
De todas estas delicias, me apaixonei pelo cacau. 
Pensa em uma coisa boa.
Pra recuperar o tempo perdido, eu e minha gula, estamos comendo cacau desde que cheguei na comunidade. Como se não houvesse amanhã.
As sementes são muitas e grandes, mas poupa da fruta é muito pouca, por isso gente gulosa como eu, precisa comer vários quilos. E a única coisa mais deliciosa que cacau é o meu de cacau. O ouro, como diria Laíssa, é um suco feito somente com a poupa do cacau. Zezuis, como é bom!
Mas o contato inicial com as frutas aqui exigiu  um certo trabalho. Foi engraçado como a menina do asfalto se deslumbrou com o processo magico de caminhar ate o cacaueiro, esticar o braço e pegar a fruta. Simples assim.
Fiquei ate cabreira, como se o feirante fosse sair do mato gritando " MOÇA BONITA NÃO PAGA, MAS TAMBÉM NÃO LEVA".
Pensava que era proibido comer frutas e legumes que não fossem "colhidos" na barraca da feira ou no mercado. Mas enfim, voltemos ao cacau, pois não satisfeita em comer vários, ainda aprendi a fazer seu principal derivado,  pelo menos para mim. 
Chocolate minha gente! Aprendi a fazer chocolate caseiro!
Pegamos as sementes secas, torramos e passamos algumas vezes no moedor ( da um certo trabalho). O cacau vira uma pasta, com um gosto muito forte,  onde misturamos mel, creme de leite caseiro, óleo de coco e algumas outras coisas.
Separei um pouco da pasta pura e fiz um brigadeiro com castanhas e leite condensado, o único ingrediente industrializado, no mais, é tudo daqui.
Bom, nos empolgamos e fizemos uma orgia gastronômica. Pão caseiro, receita deliciosa dos novos amigos uruguaios ( que não conseguiam falar pão, rs), e pizza, muita pizza, de vários sabores e misturas. Inclusive de chocolate.

E hoje o dia começou com despedida. Martins, Nadine e Matias, os amigos uruguaios foram para Pernambuco. Provavelmente esta foi somente a primeira despedida no caminho.   Muita risada e conversa nestes poucos dias. Boa viagem para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário