segunda-feira, 27 de maio de 2013


   
   Aldeia

Existem duas forma de chegar a região de João Rodrigues, através do Rio ou por uma estrada, onde só os forte sobrevivem. A estrada, que foi aberta pelos moradores, começa a alguns quilômetros após a saída da rodovia, e é linda. Uma estradinha que nasceu de uma trilha, que segue mata atlântica a dentro.
Foi atraves desta estrada que eu cheguei. Fui inundada de felicidade quando vi que era a mesma estrada linda e surreal que vi, de forma muito doce, em janeiro. Aquela estrada tambem me levava a uma casa com sorrisos, mas a estrada de hoje me leva a outros lugares.  A mesma estrada, que me leva a caminhos diferentes, que me leva à descoberta.
Estou em Itacaré ha três dias, ha dois cheguei aqui nesta comunidade, cercada por quilombos e por um rio, o rio das Contas, rota do cacau.
A região é chamada de João Rodrigues, mas não esta no mapa. Oficialmente faz parte da zona rural de Itacaré. O não oficial me agrada mais.
Aqui o tempo é diferente, um fuso horário próprio, com algumas peculiaridades, como o rio, que  certa hora do dia segue em uma direção, então para pra descansar, e passa a seguir na direção contrária. Eu achei mágico, mas na verdade o rio das contas tem uma ligação com o mar, e a maré imfluencia parte de seu curso e seu nível. E ele sobe e desce, todos os dias.
As pessoas aqui tambem são assim, e quem esta de passagem acompanha, variando entre calmaria, conversas, musica e muitos projetos de estruturação da comunidade, que por enquanto atende por Aldeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário